cabinda.gov.ao
TRANSPORTES
19 Maio de 2023

LANÇADA PRIMEIRA PEDRA DO NOVO AEROPORTO INTERNACIONAL DE CABINDA

A primeira pedra da construção do Novo Aeroporto Internacional de Cabinda (NAIC) foi lançada Sexta-feira, (19/05), na localidade de Sassa-Zau, comuna de Malembo, a cerca de 35 quilómetros do município sede da província (Cabinda).

A futura infra-estrutura, cujo auto de consignação foi assinado, começa a ser erguida no próximo mês de Junho e visa, fundamentalmente, descongestionar o fluxo de passageiros que a província tem registado nos últimos tempos, a nível dos transportes de passageiros e carga aérea para a capital do país (Luanda) e vice-versa, tendo em conta a descontinuidade geográfica de Cabinda com o resto do país.

O empreendimento terá uma pista de pouso e aterragem de 3.500 metros de comprimento e 45 de largura, um terminal de passageiros de 12 mil metros quadrados e prevê-se um movimento de 700 passageiros para vôos domésticos e 500 para vôos internacionais, na hora de pico.

O aeroporto que será construído em 48 meses pelo empreiteiro OEC, foi projectado pela DAR, terá fiscalização da Triede Plano, COBA, BDM e Rodrisol, para uma capacidade de operacionalidade de voos de tipo Boeing-777 e 737, para além de outras aeronaves de pequeno, médio e grande porte de carga e de passageiros.

Durante as obras haverá a oportunidade de criação de mil e 500 empregos directos e indirectos, sendo 95 por cento destes para nacionais, com destaque para a juventude, que terá uma formação local através de programas de treinamento bem como a promoção de parceria com empresas locais.

A infra-estrutura vai contar ainda com um quartel de bombeiros, administração e segurança policial, estacionamento para helicópteros, edifício de suporte terrestre e um terminal de carga.

A cerimónia marcada pela assinatura do auto de consignação, contou com a presença do ministro dos Transportes, Ricardo Viegas D’Abreu, e da governadora provincial de Cabinda, Mara Quiosa, que, na ocasião, ressaltou a importância da construção da infra-estrutura na província, respondendo as exigências e solicitações das populações locais.

Ricardo D’Abreu referiu que o aeroporto é um projecto inserido no Plano Director Nacional do sector dos Transportes, visando atender a crescente demanda de transporte aéreo da província.

"Este é um projecto que se enquadra na modernização das infra-estruturas do sector dos Transportes ao nível do Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN), com o objectivo de garantir melhores infra-estruturas e mais adequadas para potencializar o crescimento e desenvolvimento em particular da província de Cabinda”, sublinhou o ministro.

Disse ainda que o sector dos Transportes tem vindo a realizar empreendimentos e investimentos relevantes em Cabinda. " Por isso, sentimos que temos uma importância crítica para reduzir a isolamento de Cabinda relativamente ao resto do país e garantir também que a região possa com o futuro aeroporto internacional potenciar-se para o mundo e garantir o mais forte crescimento, desenvolvimento e sustentabilidade da própria província e dos povos da região”.

Referiu também que o ministério dos Transportes tem projectos determinantes que terão impacto estruturante naquilo que poderá ser o potencial para oportunidades de negócio em Cabinda, nomeadamente o Terminal de Águas Profundas do Caio - uma infra-estrutura que não servirá só a província.

Por seu turno, a governadora provincial de Cabinda, Mara Quiosa, formulou, em nome da população, "… um agradecimento muito especial ao Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, pelo seu empenho directo, e permanente acompanhamento de todo o processo, que tornou possível hoje, a colocação da primeira pedra do Novo Aeroporto Internacional de Cabinda”.



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais