Descubra a Província de Cabinda

Explore informações detalhadas sobre a organização administrativa e política da Província

Explorar a Província de Cabinda

Notícias



Clique para assistir o vídeo!

VISITA DA GOVERNADORA PROVINCIAL SUZANA ABREU AO TERMINAL MARÍTIMO DE PASSAGEIROS

Governo 18-12-2025
DIA DO EXÉRCITO ANGOLANO | GOVERNADORA PROVINCIAL SUZANA ABREU DESTACA PAPEL DECISIVO DO EXÉRCITO NA CONSOLIDAÇÃO DA PAZ E NA RECONCILIAÇÃO NACIONAL

A Governadora Provincial de Cabinda, Suzana Abreu, presidiu, esta Quarta-feira, 17 de Dezembro, no Quartel-General do Comando da Região Militar de Cabinda, ao acto regional alusivo ao 34.º aniversário do Dia do Exército Angolano, celebrado sob o lema: “Exército Angolano 34.º aniversário, com o espírito dos 50 anos da Independência Nacional, pronto para a defesa do espaço terrestre.”

Na ocasião, a Governadora Provincial destacou o papel decisivo do Exército Angolano na consolidação da paz e na promoção da reconciliação nacional, sublinhando o empenho da instituição no cumprimento da sua missão constitucional, na preservação da paz e na garantia de um ambiente de estabilidade em todo o território nacional, de Cabinda ao Cunene.

Suzana Abreu realçou ainda a contribuição do Exército Angolano nas acções de carácter social, nomeadamente em situações de calamidade e de emergência.

Por sua vez, o Comandante da Região Militar de Cabinda, Tenente-General Tukikebi Tussen dos Santos, “Chinês”, reafirmou que o Exército Angolano continuará firme na defesa da integridade do território nacional.

Durante o acto, foram patenteados efectivos das Forças Armadas Angolanas e homenageados trabalhadores civis bem como foram atribuídos troféus e medalhas aos vencedores do torneio de futebol de onze.

O evento contou com a presença de membros do Governo Provincial de Cabinda, responsáveis dos órgãos de Defesa, Segurança e Ordem Interna e familiares.

GABINETE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO GOVERNO PROVINCIAL DE CABINDA

Fonte: GCS/GPC
Governo 17-12-2025
QUADRA FESTIVA | GOVERNO PROVINCIAL DE CABINDA PROMOVE FEIRA AGRÍCOLA NO MERCADO DO CABASSANGO

No âmbito da quadra festiva, a Governadora Provincial de Cabinda, Suzana Abreu, orientou a realização de uma mega Feira Agrícola, a decorrer de 18 a 20 de Dezembro de 2025, no Mercado do Cabassango.

A feira irá acolher a venda de diversos produtos do campo, provenientes dos dez (10) Municípios da Província de Cabinda, com o objectivo de facilitar o acesso da população a produtos agrícolas a preços acessíveis, bem como promover a comercialização da produção local.

Em representação da Governadora Provincial, o Vice-Governador para o Sector Económico, Francisco Tchimbavo, avaliou, esta Terça-feira, no Mercado do Cabassango, a criação de todas as condições necessárias para o normal funcionamento das trocas comerciais durante a feira.

O Governo Provincial de Cabinda disponibilizou, igualmente, meios de transporte, nomeadamente camiões, para assegurar o escoamento dos produtos do campo até ao local da feira, facilitando tanto a deslocação dos produtos por parte dos agricultores como o acesso dos cidadãos que acorrerão ao mercado para as suas compras.

O Mercado do Cabassango acolhe, assim, de 18 a 20 de Dezembro, uma mega feira agrícola integrada nas acções da quadra festiva, reafirmando o compromisso do Governo Provincial de Cabinda com o apoio à produção nacional e a dinamização da economia local.

GABINETE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO GOVERNO PROVINCIAL DE CABINDA

Fonte: GCS/GPC
Governo 16-12-2025
GOVERNADORA PROVINCIAL ORIENTA XI REUNIÃO DO CONSELHO DO GOVERNO E ANALISA EDIFÍCIOS DEGRADADOS E CONFLITO HOMEM-VIDA SELVAGEM

A Governadora Provincial de Cabinda, Suzana Abreu, orientou, nesta Terça-feira, 16 de Dezembro, a XI Reunião do Conselho do Governo, que apreciou, entre outros pontos, a problemática dos edifícios em estado de degradação na Província e a Lei do Condomínio.

Sobre esta matéria, os membros do Conselho do Governo tomaram conhecimento da existência de 22 edifícios em estado de degradação, os quais carecem de intervenção urgente.

A reunião apreciou igualmente a problemática do conflito Homem-Vida Selvagem, tema que mereceu especial atenção do Conselho, face ao registo, com grande preocupação, de seis mortes provocadas por elefantes, bem como da devastação de lavras por estes animais, sobretudo nos Municípios do interior da Província de Cabinda.

No decurso dos trabalhos, a Governadora Provincial Suzana Abreu orientou o sector responsável a aprofundar estudos e medidas que permitam mitigar, com a maior brevidade possível, o conflito Homem-Vida Selvagem, salvaguardando vidas humanas e bens das populações.

Suzana Abreu orientou ainda as Administrações Municipais, em particular das zonas mais afectadas, a prestarem todo o apoio necessário às famílias atingidas, garantindo assistência e acompanhamento adequados às vítimas deste fenómeno.

GABINETE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO GOVERNO PROVINCIAL DE CABINDA

Fonte: GCS/GPC

cabinda.gov.ao Governadora Provincial de Cabinda

Suzana Fernanda Pemba Massiala de Abreu




Entidades Tuteladas


Canais de Atendimento


Parceiros