Descubra a Província de Cabinda

Explore informações detalhadas sobre a organização administrativa e política da Província

Explorar a Província de Cabinda

Notícias



Clique para assistir o vídeo!

VISITA DA GOVERNADORA PROVINCIAL SUZANA ABREU AO TERMINAL MARÍTIMO DE PASSAGEIROS

Governo 12-01-2026
UNIVERSIDADE 11 DE NOVEMBRO | GOVERNADORA PROVINCIAL SUZANA ABREU APELA AOS RECÉM-LICENCIADOS E MESTRES DA UON A COLOCAREM EM PRÁTICA OS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS EM BENEFÍCIO DA POPULAÇÃO

A Governadora Provincial de Cabinda, Suzana Abreu, prestigiou, hoje, Sexta-feira, 9 de Janeiro de 2026, a cerimónia de outorga de certificados e diplomas aos finalistas do ano académico 2024/2025 da Universidade 11 de Novembro (UON).

No total, foram outorgados 385 novos quadros, sendo 332 licenciados nos cursos de Direito, Contabilidade e Auditoria, Economia, Gestão de Empresas, Medicina Geral, Análises Clínicas, Enfermagem, Engenharia Florestal e Psicologia Clínica, bem como 53 mestres nas áreas de Administração e Desenvolvimento Local, Gestão de Empresas e Direito, nas especialidades de Ciências Jurídico-Civis e Ciências Jurídico-Políticas, todos formados pela Universidade 11 de Novembro.

Na ocasião, a Governadora Provincial Suzana Abreu destacou as acções do Executivo voltadas para a formação contínua, com especial enfoque na juventude, sublinhando tratar-se de uma clara aposta do Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, no fortalecimento do capital humano como base do desenvolvimento sustentável do País.

Bastante aplaudida pelos finalistas, Suzana Abreu apelou aos recém-formados para que coloquem em prática todos os conhecimentos adquiridos ao longo dos anos de formação, colocando-os ao serviço da população, de modo a contribuir activamente para o desenvolvimento da Província de Cabinda, em particular, e do País, em geral.

A cerimónia de outorga de diplomas e certificados realizou-se no Pavilhão Multiusos do Mbaca, e contou com a presença de estudantes da UON, familiares dos finalistas e membros do Governo Provincial de Cabinda.

GABINETE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL GOVERNO PROVINCIAL DE CABINDA

Fonte: GCS/GPC
Governo 08-01-2026
RUA DAS FORÇAS ARMADAS | GOVERNO PROVINCIAL APELA À SAÍDA URGENTE DOS COMERCIANTES AMBULANTES PARA VIABILIZAR O ARRANQUE DAS OBRAS

O Governo Provincial de Cabinda esclareceu, nesta Terça-feira, 7 de Janeiro de 2026, em conferência de imprensa, que as obras de requalificação da Rua das Forças Armadas arrancam este Sábado, 10 de Janeiro de 2026.

A empreitada está a cargo da empresa MONTA-ENGIL e, para o seu início efectivo, torna-se imprescindível a desocupação imediata da via por parte dos comerciantes ambulantes que, de forma ilegal, exercem actividade nos passeios. Nesse sentido, o Governo Provincial vem desenvolvendo, há mais de uma semana, um trabalho contínuo de sensibilização para a retirada voluntária dos vendedores.

Não obstante os esforços envidados, alguns comerciantes ambulantes e proprietários de estabelecimentos comerciais adjacentes à via não têm facilitado o trabalho das autoridades. Face a esta situação, o Governo Provincial informa que, a partir de amanhã, Quinta-feira, será desencadeada uma acção coerciva, nos termos da lei, para assegurar a deslocação dos comerciantes para os novos locais indicados pela Administração Municipal de Cabinda, permitindo o posicionamento das máquinas e o cumprimento dos prazos contratuais da obra, estimados em seis meses.

A intervenção contempla a requalificação de 1,1 quilómetros da via, com três faixas de rodagem no troço Cine Popular-Paragem do Yema, e duas faixas de rodagem em cada sentido no segmento Paragem do Yema-Rotunda do Pio. A obra inclui ainda a construção de passeios, mobiliário urbano, sistemas de drenagem de águas pluviais e residuais, bem como infra-estruturas de electricidade e telecomunicações.

Com a conclusão desta empreitada, o Governo Provincial de Cabinda pretende melhorar significativamente a fluidez da circulação rodoviária entre o Aeroporto Maria Mambo Café e o centro da cidade de Cabinda, nos dois sentidos.

Durante a execução dos trabalhos, estarão devidamente sinalizadas as vias alternativas, de modo a garantir a circulação rodoviária naquela área.

Refira-se que a requalificação da Rua das Forças Armadas enquadra-se na empreitada de asfaltagem de 295 quilómetros, distribuídos pelos seguintes lotes: Lote 1-Mbaca-Yabi (27 km), Lote 2-Cabinda-Miconje (188 km) e Lote 3-Alto-Sundi (80 km).

GABINETE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO GOVERNO PROVINCIAL DE CABINDA

Fonte: GCS/GPC

cabinda.gov.ao Governadora Provincial de Cabinda

Suzana Fernanda Pemba Massiala de Abreu




Entidades Tuteladas


Canais de Atendimento


Parceiros