Descubra a Província de Cabinda

Explore informações detalhadas sobre a organização administrativa e política da Província

Explorar a Província de Cabinda

Notícias


Clique para assistir o vídeo!

VISITA DA GOVERNADORA PROVINCIAL SUZANA ABREU AO TERMINAL MARÍTIMO DE PASSAGEIROS

Governo 14-07-2025
EXPO-CABINDA/2025 JORNADAS “OS PÉS NA TERRA” MOBILIZAM AGRICULTORES E RENDEM MAIS DE 60 MILHÕES DE KWANZAS AOS CAMPONESES

Cabinda, 14 de Julho de 2025. No âmbito das jornadas “Os Pés na Terra”, os agricultores e criadores de animais da Província de Cabinda marcaram forte presença na Expo-Cabinda/2025, onde comercializaram mais de 50 toneladas de produtos agropecuários, gerando receitas superiores a 60 milhões de kwanzas para os camponeses.

Com um espaço exclusivo dentro da Expo-Cabinda, os produtores dos 10 Municípios da Província expuseram produtos como mandioca, banana, farinha, mussegue, ovos, arroz, bem como gado bovino e suíno, demonstrando a diversidade e riqueza do sector agropecuário local. A iniciativa permitiu aos participantes não só vender os seus produtos, mas também estabelecer contactos comerciais promissores com parceiros nacionais e estrangeiros.

As jornadas “Os Pés na Terra” são uma iniciativa da Governadora Provincial, Suzana Abreu, que visa identificar as potencialidades agropecuárias de cada Município e encontrar soluções sustentáveis para dinamizar o sector. Após visitas realizadas a sete Municípios, já se notam resultados concretos, como o fortalecimento da organização dos produtores e o aumento da produção local.

Durante a gala de premiação da Expo-Cabinda, os agricultores e criadores foram reconhecidos no quadro das jornadas, com destaque para os mais produtivos e inovadores, que receberam estímulos monetários do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA), como forma de incentivo e valorização do trabalho no campo.

GABINETE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO GOVERNO PROVINCIAL DE CABINDA

Fonte: GCS/GPC
Governo 14-07-2025
EXPO-CABINDA/2025 GERA UM VOLUME DE NEGÓCIOS SUPERIOR A 1,7 MIL MILHÕES DE KWANZAS

Cabinda, 14 de Julho de 2025. A Expo-Cabinda 2025, realizada no âmbito das celebrações dos 50 anos da Independência Nacional, resultou num volume de negócios avaliado em mais de um mil milhão e setecentos e cinco milhões de kwanzas, afirmando-se como a maior montra de oportunidades e de afirmação das potencialidades económicas, culturais e sociais da Província de Cabinda.

O evento reuniu cerca de 300 expositores, com representação dos 10 Municípios de Cabinda, 9 Ministérios, 5 Províncias do país: Luanda, Huíla, Benguela, Malanje e Zaire e 7 países estrangeiros: República Democrática do Congo, Congo Brazzaville, Brasil, Portugal, Canadá, China e Bélgica. Durante os dias da feira, cerca de 12 mil visitantes passaram pelo recinto, testemunhando exposições e firmando acordos em áreas como petróleo, máquinas e equipamentos, agropecuária, seguros, banca, energias renováveis, turismo, educação e indústria.

Mais do que um espaço expositivo, a Expo-Cabinda 2025 foi um palco de parcerias estratégicas, anúncio de intenções formais de investimento e compromissos com impacto directo na economia local. A iniciativa teve como objectivos dinamizar o tecido empresarial local, atrair investimento nacional e estrangeiro, estimular a criatividade dos jovens e valorizar a cultura da Província mais ao norte de Angola.

Durante a gala de premiação, a Governadora Provincial de Cabinda, Suzana Abreu, apelou às empresas expositoras para que transformem as oportunidades da Expo-Cabinda em presença concreta na província, através da instalação de unidades produtivas e geração de empregos locais, contribuindo para o desenvolvimento sustentável de Cabinda. Suzana Abreu reforçou ainda que a feira é uma demonstração clara da capacidade da Província em se posicionar como polo de crescimento da região.

GABINETE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO GOVERNO PROVINCIAL DE CABINDA

Fonte: GCS/GPC
Governo 14-07-2025
EXPO-CABINDA 2025 PORTO DE CABINDA VENCE A 3ª EDIÇÃO DA MAIOR MONTRA DE NEGÓCIOS DE CABINDA

Na noite do dia 13 de Julho de 2025, num evento marcado por glamour e celebração, a Expo-Cabinda 2025 consagrou o Porto de Cabinda como grande vencedor da maior montra de negócios de Cabinda, na Gala de Premiação, destacando-se também com o prêmio de Melhor Stand. A cerimónia reconheceu ainda diversos expositores que se destacaram em áreas como agricultura, indústria, logística e ativação de marcas, reafirmando o compromisso da Província com o desenvolvimento sustentável e a inovação empresarial.

A cerimónia de premiação da Expo-Cabinda 2025 foi um evento marcado pelo glamour e pela celebração do talento, inovação e compromisso empresarial. A ocasião reuniu autoridades locais, empresários e convidados que testemunharam o reconhecimento dos melhores expositores da feira.

O grande destaque da noite foi o Porto de Cabinda, que conquistou o Grande Prémio Expo-Cabinda 2025. O Porto de Cabinda recebeu também o título de Melhor stand.

Outros vencedores foram igualmente celebrados nas respectivas categorias: Sebastião Mayuya foi premiado na categoria projecto "Os Pés na Terra”, enquanto a Cooperativa Kuvata recebeu o troféu de melhor participação agrícola. No sector financeiro, o Banco Keve destacou-se ao conquistar o prêmio pela melhor participação em banca e seguros.

O dinamismo do sector industrial foi reconhecido com a Mota-Engil a ganhar na categoria de máquinas e equipamentos, enquanto a Chevron foi premiada pela sua excelência na indústria petrolífera. O Grupo Amorim levou para casa o troféu de melhor participação na indústria de transformadora

No segmento de transporte e logística, a Secil Marítima foi reconhecida por sua actuação exemplar. A Apolónia Complexus brilhou ao receber o prêmio pela melhor participação em hotelaria e restauração. Entre as entidades públicas, a Secretaria Provincial de Indústria, Petróleos e Gás destacou-se como a melhor participante.

A Cabship conquistou o troféu pela melhor activação de marcas, enquanto a República Democrática do Congo foi premiada por sua destacada participação internacional. Na categoria pecuária e pesca, a Fazenda Apolónia foi reconhecida pela qualidade e inovação apresentadas. Por fim, entre os Municípios da Província, Cacongo recebeu o prêmio pela melhor participação.

Em gesto de reconhecimento pelo seu empenho e dedicação demonstrados na organização desta edição da Expo-Cabinda 2025, o júri atribuiu menção honrosa à Governadora Provincial Suzana Abreu.

GABINETE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO GOVERNO DE CABINDA

Fonte: GCS/GPC

cabinda.gov.ao Governadora Provincial de Cabinda

Suzana Fernanda Pemba Massiala de Abreu




Entidades Tuteladas


Canais de Atendimento


Parceiros