cabinda.gov.ao
PROVÍNCIA
18 Novembro de 2023

GOVERNADORA DEFENDE FORMAÇÃO DE MAIS RADIOLOGISTAS *

A governadora provincial de Cabinda, Mara Quiosa, defendeu, sexta-feira, (17/11) em Cabinda, a necessidade de alargar a cobertura de especialistas em radiologia nas unidades sanitárias, para um melhor diagnóstico e exames médicos.

Mara Quiosa falava no II Congresso da Associação Nacional de Ciências e Tecnologias de Radiações de Angola (ANCTRA), que a província de Cabinda acolhe de 17 a 19 do corrente mês,  sob o lema "Radiologistas Unidos para a Valorização e Reconhecimento da Classe.

Para a governante, é necessário promover uma ampla divulgação neste congresso e servir como factor de mobilização para esforços neste sentido, procurando despertar o interesse da juventude para esta área, de modo a atrair potenciais candidatos a futuros radiologistas.

Para tal, apelou às instituições de formação especializadas, as escolas técnicas e hospitais, para o reforço na formação de radiologistas, devendo, entretanto, apostar, na qualidade e congregar sinergias com as organizações similares, para além da necessidade de interagir com a Ordem dos Médicos de Angola para suprir este déficit.

"A radiologia continua a ser o topo dos rápidos avanços tecnológicos para diagnósticos de doenças e lesões, acrescentando inúmeros benefícios à medicina, sendo utilizada para orientar visualmente o tratamento de doenças cardíacas, de acidentes vasculares cerebrais, assim como, para rastrear doenças como o câncer da mama e outras”, disse.

Ressaltou que a província de Cabinda conta, desde Abril de 2022, com um Hospital Geral, uma importante infra-estrutura, que pelas suas características e valências, configura mais um exemplo do processo de fortalecimento do Serviço Nacional de Saúde (SNA), sendo esta, uma das apostas prioritárias do Executivo angolano.

Durante três dias, os 72 delegados ao II congresso da ANCTRA, das 18 províncias do país, procedem ao balanço das actividades realizadas durante os últimos dois anos e perspectivam acções futuras, para além de debater temas como "Os Direitos e deveres do profissional de radiologia”, "Humanização nos Serviços de Radiologia”, "O Impacto do oficial de radioprotecção no departamento de radiologia”, entre outros.

O I Congresso decorreu em Novembro de 2021 na cidade de Benguela.

*Com ANGOP



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais