O 2° Congresso Nacional dos Radiologistas de Angola, promovido em Cabinda, pela Associação Nacional das Ciências e Tecnologias das Radiações de Angola (ANCTRA), encerrou domingo, 19/11, com a decisão de proclamação da Ordem dos Radiologistas de Angola.
Durante 3 dias, o conclave dos Radiologistas que contou com 78 delegados, das 18 províncias do País, aprovou a uniformização do currículo académico dos Radiologistas no país e os estatutos, elegendo a comissão instaladora da sua Ordem profissional.
A referida comissão vai submeter a documentação necessária ao Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos, para a aprovação em 2024, da Ordem dos Radiologistas de Angola.
A coordenadora adjunta da comissão instaladora da Ordem, Dra. Manucha Leão, valorizou o engajamento de todos os delegados para a efectivação deste sonho, no próximo ano.
O porta-voz do 2° Congresso Nacional dos Radiologistas de Angola, Dr. Silvestre Domingos, afirmou que esteve também em abordagem a capacitação permanente dos profissionais da saúde e a disponibilidade de vagas nos próximos concursos públicos, face à insuficiência de quadros em Radiologia no País.