Profissionais da comunicação social pública e privada, bem como analistas, comentadores, influenciadores digitais e estudantes, da província de Cabinda, participaram terça-feira, 2/4/2024, num Seminário sobre o Censo Geral da População e Habitação, promovido pelo Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), em colaboração com o Instituto Nacional de Estatística (INE), sob o lema "Juntos contamos por Angola".
Falando no acto da formação, o secretário de Estado para a Comunicação Social, Nuno Caldas Albino "Carnaval", realçou a importância dos jornalistas na transmissão e formatação da consciência da sociedade, para uma maior participação dos populares no Censo.
O vice-governador para o Sector Económico, Macário Lembe, em representação da governadora provincial de Cabinda, Mara Quiosa, sublinhou que "… o Censo constitui um marco importante para o País, sendo um elemento fundamental que nos permite saber quantos somos, onde estamos e o que fazemos".
De referir que em Cabinda, a actualização da malha cartográfica, iniciada em Setembro de 2023, foi concluída em Fevereiro de 2024, com a participação de 19 agentes, tendo resultado em 2.213 secções censitárias, 201.777 habitações familiares, 621 habitações colectivas, 7.956 serviços e 427 bairros e aldeias.
Antes do seminário, que teve lugar no auditório do Instituto Politécnico de Cabinda, o secretário de Estado, Nuno Caldas Albino e o director geral do INE, José Calengi, foram recebidos em audiência, pela governadora provincial de Cabinda, Mara Quiosa, no Palácio do Governo.