Nesta quarta-feira, 8 de janeiro, foram enaltecidos os contributos dos agentes culturais pela sua contribuição para a preservação, promoção e conservação da cultura na província de Cabinda.
A cerimônia de homenagem aos agentes culturais foi realizada no Município de Cacongo, no âmbito do Dia Nacional da Cultura, assinalado hoje. Durante o evento, foi destacado que uma aproximação saudável entre a população requer uma identidade cultural.
A cultura foi considerada a alma de uma nação, que une e define seu povo. A maneira de ser e estar de um povo, assim como a língua materna, foram mencionadas como elementos fundamentais da identidade cultural. Na ocasião, foi ressaltado que a província de Cabinda se privilegia por congregar em sua tradição manifestações culturais como a dança Kintuene, Mayeya e o canto, entre outras. Foi feito um apelo às famílias para que transmitam os valores dos usos e costumes, perpetuando assim a identidade cultural da província.
Foram homenageados 26 agentes culturais nas áreas de música, dança, teatro, artes plásticas, literatura, medicina tradicional, promoção de eventos, gastronomia, cinema e moda. É importante destacar que a atividade ocorreu na Vila de Landana, no Município de Cacongo, que completou nesta quarta-feira 84 anos de existência.
GABINETE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO GOVERNO PROVINCIAL DE CABINDA