cabinda.gov.ao
PROVÍNCIA
07 Julho de 2024

CABINDA - DEPUTADOS DA SADC VISITAM A PROVÍNCIA

Deputados de 7 países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral - SADC (Angola, RDC, Malawi, Lesotho, Botswana, Ilhas Seycheles e Namíbia), efectuaram sábado, 6 de Julho de 2024, uma visita à província de Cabinda, que iniciou com um encontro no salão nobre do Palácio do Governo, para apresentação das potencialidades locais.

De seguida, visitaram o Hospital Central de Cabinda "Ervanário Luís Gomes Sambo”, as obras em curso do Terminal de Águas Profundas no Caio adstrito ao Porto de Cabinda e o Terminal Marítimo de Passageiros "Miguel Maria Nzau Puna”.

A visita da delegação inter-parlamentar chefiada pelo 1° vice-presidente da Assembleia Nacional da República de Angola, Américo Cuononoca, aconteceu à margem da 55ª Assembleia Plenária do Fórum Parlamentar da SADC, ocorrida em Luanda, de 1 a 7 de Julho de 2024.

O presidente do Parlamento do Reino do Lesoto, Tlokang Sekhamane disse que ficou bastante satisfeito com a qualidade de infra-estruturas que encontrou na província de Cabinda, o que demonstra claramente o trabalho que está a ser desenvolvido pelo governo em prol do desenvolvimento e bem-estar social das populações.

Para Tlokang Sekhamane, o nível de infra-estruturas, organização administrativa e de assistência médica e medicamentosa no Hospital Central de Cabinda, é um sinal claro de desenvolvimento.

O deputado falou também da importância que terá o Terminal de Águas Profundas do Caio, no intercâmbio comercial entre os países da região.

Por seu turno, o Deputada do Malawi, Aisha Mambo reconheceu o nível de organização da província de Cabinda em termos de gestão de instituições públicas.

Já o primeiro vice-presidente da Assembleia Nacional, Américo Cuononoca, disse ter ficado satisfeito com o facto do Hospital Central de Cabinda estar a prestar serviços de muita qualidade, que estão a atrair cidadãos de países vizinhos,  em busca de assistência médica e medicamentosa.

"Consideramos a visita de satisfatória uma vez que conseguimos visitar infra-estruturas estruturantes em funcionamento e outras sobre as quais recebemos a garantia de conclusão nos próximos meses", justificou.

Acompanhou a visita à Cabinda dos parlamentares da SADC, o vice-governador para o Sector Político e Social, Miguel de Oliveira, em representação da governadora provincial de Cabinda, Mara Quiosa.

* Com ANGOP


Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais