O Governo Provincial de Cabinda esclareceu, nesta Terça-feira, 7 de Janeiro de 2026, em conferência de imprensa, que as obras de requalificação da Rua das Forças Armadas arrancam este Sábado, 10 de Janeiro de 2026.
A empreitada está a cargo da empresa MONTA-ENGIL e, para o seu início efectivo, torna-se imprescindível a desocupação imediata da via por parte dos comerciantes ambulantes que, de forma ilegal, exercem actividade nos passeios. Nesse sentido, o Governo Provincial vem desenvolvendo, há mais de uma semana, um trabalho contínuo de sensibilização para a retirada voluntária dos vendedores.
Não obstante os esforços envidados, alguns comerciantes ambulantes e proprietários de estabelecimentos comerciais adjacentes à via não têm facilitado o trabalho das autoridades. Face a esta situação, o Governo Provincial informa que, a partir de amanhã, Quinta-feira, será desencadeada uma acção coerciva, nos termos da lei, para assegurar a deslocação dos comerciantes para os novos locais indicados pela Administração Municipal de Cabinda, permitindo o posicionamento das máquinas e o cumprimento dos prazos contratuais da obra, estimados em seis meses.
A intervenção contempla a requalificação de 1,1 quilómetros da via, com três faixas de rodagem no troço Cine Popular-Paragem do Yema, e duas faixas de rodagem em cada sentido no segmento Paragem do Yema-Rotunda do Pio. A obra inclui ainda a construção de passeios, mobiliário urbano, sistemas de drenagem de águas pluviais e residuais, bem como infra-estruturas de electricidade e telecomunicações.
Com a conclusão desta empreitada, o Governo Provincial de Cabinda pretende melhorar significativamente a fluidez da circulação rodoviária entre o Aeroporto Maria Mambo Café e o centro da cidade de Cabinda, nos dois sentidos.
Durante a execução dos trabalhos, estarão devidamente sinalizadas as vias alternativas, de modo a garantir a circulação rodoviária naquela área.
Refira-se que a requalificação da Rua das Forças Armadas enquadra-se na empreitada de asfaltagem de 295 quilómetros, distribuídos pelos seguintes lotes: Lote 1-Mbaca-Yabi (27 km), Lote 2-Cabinda-Miconje (188 km) e Lote 3-Alto-Sundi (80 km).
GABINETE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO GOVERNO PROVINCIAL DE CABINDA