A Ministra da Educação, Luísa Grilo, procedeu esta Terça-feira, 18 de Março de 2025, no Tando-Zinze, à auto-de-consiginação e lançamento da primeira pedra de construção da escola do 1º ciclo do ensino secundário do município, no âmbito do PAT - Projecto de Empoderamento da Rapariga e Aprendizagem para Todos, que visa melhorar a qualidade da educação, promover a permanência das raparigas na escola e reduzir as desigualdades no acesso ao ensino, abrangendo dos 12 aos 18 anos de idade.
A infra-estrutura escolar a ser construída pela empresa P & W IMÓVEIS S.A., financiada pelo Banco Mundial, está orçada em 644.590,54 Dólares Norte-Americanos, com a duração de 7 meses e vai comportar 12 salas de aula, bem como laboratórios de física, química, biologia e informática, biblioteca, refeitório, salas de Direcção, Subdirectores, de professores, Secretaria-Geral, instalações sanitárias (2) cada para alunos e professores, área técnica, hall, bem como depósito de arrumo.
Na sua intervenção, a Ministra da Educação, Luísa Grilo, disse que o PAT vai garantir mais alunos no processo de ensino e aprendizagem, pelo que espera maior acompanhamento na obra até à conclusão.
A Ministra da Educação referiu ainda que o PAT tem contribuído para a ampliação da rede escolar no país, sendo uma grande aposta do Executivo.
A Governadora Provincial de Cabinda, Suzana Abreu, frisou que a escola fará uma grande diferença no Município de Tando-Zinze, pois com a conclusão da obra a população do Município passa a ser melhor servida em termos de estabelecimento de ensino.
De salientar que o PAT - Projecto de Empoderamento das Raparigas e Aprendizagem para Todos foi implementado entre 2020 e 2025, com um orçamento de 250 milhões de Dólares Norte-Americanos a nível do país.
GABINTE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO GOVERNO PROVINCIAL DE CABINDA