A Governadora Provincial de Cabinda, Suzana Abreu, prestigiou a 16.ª edição da Gala do Prémio Provincial de Jornalismo, que consagrou os jornalistas Kalú Barroso, do Centro de Produção de Cabinda da TPA, e José Rescove, da Rádio Mais do grupo Média Nova, como grandes vencedores nas categorias de Televisão e Rádio, respectivamente.
O evento realizou-se nesta Quinta-feira, 6 de Novembro de 2025, no Centro Cultural de Chiloango, tendo cada vencedor recebido 2 milhões de kwanzas.
Os segundos classificados nas referidas categorias foram António Paulino, igualmente da TPA, e Angelina de Jesus, da Rádio Cabinda do grupo RNA, que receberam 750 mil kwanzas cada.
Na categoria de Imprensa, o primeiro lugar foi atribuído a Pedro Vicente, de Edições Novembro (Jornal de Angola), enquanto João Marcelino, do Centro de Produção de Cabinda da TPA, venceu na categoria de Fotojornalismo, recebendo cada um 1 milhão e 500 mil kwanzas.
Ainda na categoria de Imprensa, Alberto Coelho, do Jornal O País, ficou em segundo lugar, posição idêntica obtida por José Soares, de Edições Novembro (Jornal de Angola), na categoria de Fotojornalismo. Ambos receberam 500 mil kwanzas.
As menções honrosas foram distinguidas com um prémio de 200 mil kwanzas cada, atribuídas aos seguintes profissionais: Paulo Mesquita (Rádio Cabinda/RNA), Mateus Cabeche (Rádio Comercial de Cabinda), Cristóvão Luemba (Rádio Ecclesia/Cabinda) e Brito Puanha (TPA/Centro de Produção de Cabinda).
A Governadora Provincial, Suzana Abreu, enalteceu o trabalho desenvolvido pelos profissionais da comunicação social na Província, destacando o seu papel na informação, formação e entretenimento das populações, e valorizou o mérito dos jornalistas galardoados
A gala homenageou ainda antigos jornalistas que contribuíram para o desenvolvimento da classe como Abel Tati, Pedro Sia, Suzana Abreu e Cristóvão Luemba.
Estiveram presentes na cerimónia membros do Governo Provincial e profissionais dos órgãos de comunicação social públicos e privados de Cabinda.
GABINETE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO GOVERNO PROVINCIAL DE CABINDA