O terminal fluvial do Soyo, na Província de Zaire, acolheu nesta Quarta-feira, 19.03.2025, a cerimónia de lançamento do Concurso Público Internacional para Gestão dos Serviços Portuários de Cabinda e Zaire. A Governadora Provincial, Suzana Abreu, foi representada na cerimónia por uma delegação chefiada pelo Vice-Governador para o Sector Económico, Macário Lembe, e pelo Assessor da Governadora Provincial para a Área Económica, António Baza Guma.
O Concurso Público Internacional de concessão da exploração dos serviços portuários nos terminais marítimos de passageiros e carga do Porto de Cabinda e fluvial de passageiros e carga do Porto do Soyo surge no âmbito do Despacho Presidencial nº 210/23, de 29 de Agosto, que autoriza a abertura do concurso para adjudicação dos contratos de concessão de gestão, exploração e manutenção dos referidos portos.
Com esta concessão, o Executivo pretende modernizar as infraestruturas portuárias e promover a dinamização do sector de cabotagem na zona norte do país. Por outro lado, a concessão destes portos públicos permitirá a entrada de operadores privados com capacidade, alinhada com a estratégia do Executivo para fortalecer a integração territorial e comercial, com o objectivo de impulsionar o desenvolvimento económico e a conectividade marítima entre as províncias de Cabinda, Zaire e Luanda.
GABINETE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO GOVERNO PROVINCIAL DE CABINDA