• PLANO DE EMERGÊNCIA DA ÉPOCA CHUVOSA 2025/2026 APROVADO PELA COMISSÃO PROVINCIAL DE PROTECÇÃO CIVIL


    A Governadora Provincial de Cabinda, Suzana Abreu, orientou, esta Quinta-feira, 18 de Dezembro de 2025, na sede do Governo Provincial, a 4.ª Reunião da Comissão Provincial de Protecção Civil.

    Durante a sessão, os membros da Comissão aprovaram o Plano de Acção de Emergência da Época Chuvosa 2025/2026, que estabelece medidas fundamentais para a prevenção e mitigação dos efeitos das chuvas e de outras situações de calamidade que possam ocorrer.

    No período chuvoso 2024/2025, o impacto das chuvas na Província de Cabinda resultou na morte de 13 pessoas, 7 feridos, 1.028 famílias sinistradas, correspondentes a 5.140 pessoas afectadas, bem como na destruição de 20 habitações, 859 habitações inundadas, 16 habitações abandonadas e 6 muros desabados, com maior incidência nos Municípios de Ngoio, Cabinda e Liambo.

    A Governadora Provincial de Cabinda e Coordenadora da Comissão Provincial de Protecção Civil, Suzana Abreu, exortou os membros da Comissão ao cumprimento rigoroso do plano aprovado, sublinhando a necessidade de proteger as populações e os seus bens, bem como salvaguardar a circulação de pessoas e bens.

    GABINETE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO GOVERNO PROVINCIAL DE CABINDA