Depois de acompanharem os intensos trabalhos que estão a ser executados de forma ininterrupta pelos técnicos, o Ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, garantiu que dentro de duas semanas as restrições no fornecimento de energia eléctrica em Cabinda serão eliminadas. "Os problemas de restrições no fornecimento de energia eléctrica são devido às duas máquinas que estão fora de serviço e que estão a ser feitos trabalhos para que, dentro de duas semanas, possam ser eliminadas progressivamente as restrições. Assim, até ao final deste ano, também tenhamos uma situação que permita ter já uma reserva em termos de capacidade com a montagem de mais uma turbina, no caso a sexta", ressaltou o ministro.
O titular da pasta da Energia e Águas referiu ainda que o Executivo definiu no seu programa como prioridade a construção da instalação entre Soyo e Cabinda, que vai permitir ligar a Província de Cabinda ao sistema eléctrico nacional, de forma a estabilizar o fornecimento de energia eléctrica na Província.
O Ministro da Energia e Águas João Baptista Borges sublinhou ainda que o projecto fotovoltaico com uma capacidade de 90 MW a ser instalado na localidade de Ntó, Município de Ngoio, já está com um processo de financiamento quase concluído.
Em relação ao sector das águas, o Ministro reconheceu que a preocupação neste momento passa pela rede de distribuição, pelo facto de haver um crescimento populacional. Assim, o Ministério já trabalha para a expansão da rede na cidade de Cabinda e na Vila de Lândana.
A Governadora Provincial Suzana Abreu acompanhou a execução dos trabalhos nas Centrais Térmicas de Santa Catarina, Chibodo e Malembo. Preocupada com a situação das restrições, Suzana Abreu solicitou aos técnicos da Prodel e Ende que imprimissem mais empenho para a conclusão dos trabalhos, por forma a permitir que a população volte a receber normalmente energia eléctrica.
Na província, estão técnicos da Prodel e Ende empenhados na manutenção das centrais térmicas e reparação de algumas máquinas, trabalhos que podem ser concluídos dentro de duas semanas.
GABINETE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO GOVERNO PROVINCIAL DE CABINDA