Para avaliar a situação de perto, a Governadora provincial de Cabinda, Suzana Abreu, tem se dedicado a trabalhar toda manhã desta Terça-feira, 11 de Fevereiro de 2025, na subestação de Chibodo, que conta com 18 grupos geradores, e na Central Térmica de Malembo.
A Governadora Provincial Suzana Abreu recebeu garantias dos técnicos da PRODEL de que estão a fazer tudo o que está ao seu alcance para recuperar os dois engenhos em manutenção. Suzana Abreu, enfatizou a importância de acelerar os trabalhos para eliminar as restrições e garantir que o fornecimento de energia eléctrica retorne aos níveis anteriores.
Além disso, Suzana Abreu destacou que o projecto de energia eléctrica da rede nacional em curso através do cabo submarino ligando Soyo/Zaire e do sistema fotovoltaico a ser instalado no Município do Ngoio com capacidade entre 300 a 400 MW, poderá garantir uma melhoria significativa na situação energética da Província de Cabinda. No momento, todos os esforços estão concentrados em eliminar imediatamente as restrições que ainda persistem.
A visita da Governadora Provincial à Subestação do Chibodo e à Central Térmica de Malembo contou com a presença dos membros do Governo Provincial de Cabinda e dos técnicos da PRODEL em Cabinda.
GABINETE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO GOVERNO PROVINCIAL DE CABINDA