A Governadora Provincial, Suzana Abreu, exortou à união das mulheres para o fortalecimento do desenvolvimento da Província em vários níveis. Suzana Abreu falava este Sábado, 8 de Março de 2025, no Pavilhão Gimnodesportivo do Colégio Barão Puna, durante o acto provincial alusivo ao Dia Internacional da Mulher.
A Governadora provincial de Cabinda enalteceu a mulher pelo facto de ser uma pessoa guerreira e batalhadora, demonstrando a sua dignidade tanto nas tarefas domésticas quanto nas profissionais.
Suzana Abreu disse ainda que a mulher angolana é cada vez mais valorizada pelo executivo liderado pelo Presente da República João Manuel Gonçalves Lourenço, visto que há senhoras, por mérito próprio, desempenhando o seu papel em pé de igualdade com os homens nos sectores da Justiça, do Executivo, da Assembleia Nacional e em outras áreas.
A Secretária Provincial da Ação Social, Família e Igualdade do Gênero apresentou as actividades desenvolvidas ao longo do ano transato, que incluem o reforço da formação das parteiras tradicionais e a sensibilização de 301 raparigas sobre casamento, gravidez precoce e prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis.
O acto contou com a presença de governantes, autoridades tradicionais e entidades religiosas, mulheres filiadas aos partidos políticos com assento parlamentar, da AMPA e das Associações Cristãs.
De salientar que o Dia Internacional da Mulher foi instituído a 8 de Março de 1975 pelas Nações Unidas, em busca de direitos igualitários.