• CONSTRUÇÃO DA LINHA DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA


    A Governadora Provincial de Cabinda, Suzana Fernanda Pemba Massiala de Abreu, testemunhou, na manhã desta Segunda-feira, 9 de Fevereiro de 2026, a cerimónia de consignação da obra de construção da linha de iluminação pública no troço compreendido entre a rotunda de Pereira Neves no Lucola e saída da estrada nova de Lucola, junto ao SIC no Cabassango, numa extensão de 5 km de baixa e média tensão. As obras contemplam de 136 postes e dois PTs de 100 KAV/30 KV cada.

    Com esta iniciativa, o Governo Provincial de Cabinda dá início às obras de construção ds rede de iluminação pública ao longo do percurso que parte da rotunda de Pereira Neves no Lucola, passa pela "Estrada de Emcica", segue para a Nova Ponte do Lucola, zona da Fábrica de Cerbab, "Rua de Nkambala", área posterior à Praça de Cabassango, culminando na saída próximo do SIC no bairro Cabassango.

    A empreitada está a cargo da empresa Atelcab e tem um prazo de execução estimado em três meses, visando reforçar a segurança rodoviária e pública, melhorar a mobilidade nocturna e elevar a qualidade de vida das populações das zonas abrangidas.

    Ao destacar os benefícios do projecto, a Governadora Provincial encorajou a empresa executora a cumprir rigorosamente os prazos contratuais, de modo a permitir que a população usufrua, no mais curto espaço de tempo possível, desta infra-estrutura, que constitui mais um importante entregável do Governo Provincial de Cabinda, no quadro das acções voltadas para o desenvolvimento urbano e social da Província.

    No final da cerimónia, a Governadora Provincial de Cabinda, Suzana Abreu, caminhou da "estrada de Encica" até à rotunda do Lucola, concretamente no local onde se realiza a comercialização de frutos. No local, Suzana Abreu orientou o Administrador Municipal de Cabinda no sentido de, com a maior brevidade possível, conferir dignidade às vendedeiras, através da colocação de bancadas que permitam uma melhor conservação dos produtos.

    A medida foi amplamente aplaudida pelas vendedeiras de frutas do Lucola.

    GABINETE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO GOVERNO PROVINCIAL DE CABINDA