• CENTRO DE TREINAMENTO E PROCESSAMENTO DA MANDIOCA INAUGURADO PELA GOVERNADORA PROVINCIAL SUZANA ABREU DÁ EMPREGO A 40 MULHERES NO MALEMBO


    A Governadora Provincial de Cabinda, Suzana Abreu, inaugurou na tarde desta Sexta-feira, 11 de Abril de 2025, o Centro de Treinamento e Processamento da Mandioca, na localidade de Malembo, Município de Tando-Zinze, que passa a produzir farinha Musseque, chicuanga, fuba de bombó e tapioca. O centro tem a capacidade de produção mensal instalada de 8.983 kg de farinha Musseque, 11.000 kg de chicuanga e 3 milhões de pães.

    O empreendimento foi financiado pelo Banco Africano de Desenvolvimento através do Projeto Cadeias de Valor Agrícola da Província de Cabinda. Comporta áreas de pesagem da mandioca, descascamento, lavagem e desinfecção, submersão em água fria, entre outras. A infraestrutura criou 40 postos de trabalho directos, sobretudo para mulheres na localidade de Malembo. A previsão é atender a 4 mil produtores de mandioca na Província de Cabinda.

    O centro de treinamento e processamento da mandioca é um espaço que vai estimular a produção agrícola em Cabinda; por essa razão, a Governadora Provincial Suzana Abreu considerou Malembo como um exemplo que pode ser seguido na agricultura familiar e na transformação da mandioca.

    Suzana Abreu apelou na ocasião às famílias da província para abraçarem a atividade agrícola, tendo em conta o vasto contributo que pode dar no combate à fome e à pobreza.

    As principais beneficiárias do centro, que doravante passam a gerir a infraestrutura, na voz da presidente da Cooperativa Agropecuária, Margarida Carneiro, sublinham a importância do centro para o Município de Tando-Zinze, por acreditarem que vai contribuir fortemente na mudança da vida de todas as mulheres associadas que ganharam aqui o seu primeiro emprego.

    Várias individualidades e a população de Malembo testemunharam a entrada em funcionamento do Centro de Treinamento e Processamento da Mandioca no Malembo, Município de Tando-Zinze.

    GABINETE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO GOVERNO PROVINCIAL DE CABINDA