• Cabinda: Um Navio Com Capacidade De 540 Toneladas Está A Operar A Rota Soyo-Cabinda E Vice-Versa, E Um Outro Denominado Cabinda Vai Reforçar A Frota Da Secil Marítima Na Mesma Rota.


    A Governadora Provincial de Cabinda, Suzana Abreu, recebeu nesta Sexta-feira, 27/12/2024, no Palácio do Governo, os cumprimentos de fim de ano dos Deputados a Assembleia Nacional, dos partidos políticos com assento parlamentar, representantes consulares em Cabinda, membros do governo, empresários, autoridades religiosas e tradicionais, bem como dos membros da sociedade civil na província.

    Na mensagem, a Governadora Provincial garantiu que o Executivo vai continuar a implementar infraestruturas sociais na Província de Cabinda que visam melhorar as condições de vida das populações. Suzana Abreu destacou os projectos em curso na província de Cabinda, com maior ênfase nos sectores da educação, agricultura, saúde e nas infraestruturas integradas, que abrangem o abastecimento de água, manutenção e conservação do sistema de macro-drenagem, electrificação e construção e reabilitação de vias de comunicação. Considerou ainda a agricultura como um pilar fundamental da economia da província.

    A Governadora Provincial Suzana Abreu anunciou na ocasião que o Executivo reforçou a frota da Empresa Secil Marítima com a entrega de um navio com capacidade de 540 toneladas que já opera a rota Soyo-Cabinda e vice-versa, transportando carga pesada. Suzana Abreu também anunciou que os catamarãs da Secil Marítima que operam na rota Soyo-Cabinda-Soyo passam a operar todos os dias, excepto aos Domingos. Outra boa nova anunciada pela Governadora Provincial é que a Empresa Secil vai receber novamente dentro de dias um navio baptizado com o nome de Cabinda que vai transportar carga mista na rota Soyo-Cabinda-Soyo. Todas essas realizações do Executivo anunciadas pela Governadora Provincial visam enfrentar os impactos negativos do encerramento do posto fluvial informal de Kimbumba no Soyo, um local considerado fértil para o contrabando de combustível e alimentação destinados à Província de Cabinda.

    A Governadora Provincial destacou ainda durante sua intervenção que a conclusão em breve das obras do Porto das Águas Profundas do Caio e da Refinaria de Cabinda permitirá o surgimento de mais empregos e dinamismo na economia da Província.

    Os presentes na cerimónia destacaram as realizações já implementadas pela Governadora Provincial após cerca de 155 dias desde sua nomeação pelo Presidente da República João Lourenço. Para os membros da sociedade civil, a Governadora Provincial Suzana Abreu tem demonstrado visivelmente ser uma servidora pública capaz de melhorar a situação social da Província de Cabinda; por essa razão, garantiram na ocasião trabalhar lado a lado com a Governante na identificação e resolução dos principais problemas que ainda afligem as populações de Cabinda.

    No final da cerimónia, foram destacados dez (10) funcionários públicos com maior desempenho em 2024 que receberam das mãos da Governadora Provincial Suzana Abreu certificados de mérito e outras lembranças.