A formação financiada pelo Banco Mundial, aconteceu Quinta-feira (24/08), administrada por investigadores internacionais do ramo agrícola, no quadro do Programa de Produtividade Agrária para África Austral, e será levada a cabo também em outras províncias do País, tendo decorrido em simultâneo no Lesotho.
Participaram técnicos da Secretaria Provincial da Agricultura, Pecuária e Pescas de Cabinda e agricultores, com o objectivo de aprimorar a geração e disseminação de tecnologias agrárias inovadoras.
O director geral do Instituto de Investigação Agronómica do Ministério da Agricultura e Florestas, João Ferreira, frisou que o programa tem como prioridade a pesquisa dos sistemas de cultivo agrícola, com vista ao aumento da produtividade e o bem-estar económico e social das comunidades agrícolas e rurais.
João Ferreira, sublinhou ainda que o Programa tem como foco o aumento da produtividade de mandioca, milho, feijão, batata doce entre outros produtos.
O vice-governador para o Serviços Técnicos e Infra-estruturas, Agostinho da Silva, em representação da governadora provincial de Cabinda, Mara Quiosa, salientou a importância deste Programa para o desenvolvimento do sector agrícola na Província e formulou votos de que sejam alcançados os objectivos preconizados.
De salientar que a primeira fase do referido Programa já foi administrado em outros países da SADC, como Moçambique, Malawi, Namíbia e Zâmbia.