• Cabinda: Saúde E Educação Na Agenda Do Governo


    O ponto de situação e o Plano de prevenção e resposta a um eventual surto da cólera, tendo em conta o nível 2 de alerta máximo de prevenção epidemiológica, devido aos casos da doença na vizinha República Democrática do Congo (RDC), foi um dos pontos abordados na 1ªreunião ordinária, do Governo Provincial de Cabinda, realizada quarta-feira, 31/02, cujos trabalhos foram orientados pela governadora provincial, Mara Quiosa.

    Em declarações à Imprensa, o secretário provincial da Saúde, Rúben Buco, afirmou que "... não existe qualquer caso de cólera em Cabinda. Ainda assim, alertamos para a necessidade de redobrar as medidas de vigilância e  prevenção, porque a cólera é uma realidade na RDC, país com o qual a província de Cabinda tem fronteiras, nos 4 municípios”.

    Recordou que é necessário ter em conta que existem os "caminhos fiotes.”

    "A Comissão multissectorial criada está a fazer o seu trabalho, existindo já algum material de biossegurança e outros meios hospitalares específicos, sendo, no entanto, necessário o cumprimento, por todos, de algumas medidas de precaução, como a higienização frequente das mãos, entre outras”, adiantou.

    Os participantes da reunião foram igualmente informados, sobre o Concurso Público do Sector da Educação, tendo a secretária provincial da Educação, Ciência e Tecnologia, Maria da Graça Morais, assegurado que "... os candidatos admitidos no concurso público de 2023, vão receber as suas guias de colocação até ao dia 26 de Fevereiro de 2024.”