Este facto, fez deslocar à província de Cabinda, de 5 a 7/6 de 2024, o Provedor de Justiça Adjunto, Aguinaldo Cristóvão, no quadro do plano de Actividades do organismo, com o propósito, também, de aferir a relação entre os cidadãos e os servidores públicos locais.
A visita de trabalho iniciou com um encontro no Governo Provincial de Cabinda, orientado pelo vice-governador para o Sector Económico, Macário Lembe, em representação da governadora provincial de Cabinda, Mara Quiosa.
Falando aos jornalistas, Aguinaldo Cristóvão, sublinhou que "... queremos que os cidadãos conheçam o papel do Provedor, pois que, junto deste, podem, de forma gratuita, receber aconselhamento jurídico”.
Na sequência, a entidade visitante efectuou visita à Delegação Provincial da Justiça e Direitos Humanos, reuniu com os membros do Comité Provincial dos Direitos Humanos, manteve encontro com a vice-presidente do Conselho Provincial da Ordem dos Advogados em Cabinda, Leopoldina Cassule, bem como inteirou-se do funcionamento do Serviço Provincial da Provedoria de Justiça.
Durante a sua estada de três dias, o "Ombudsman" adjunto deve participar num programa de Rádio, visitar o Serviço Integrado de Atendimento ao Cidadão (SIAC) e conceder audiências a cidadãos.