O Presidente da República, expressou grande expectativa em relação à conclusão das obras do Terminal de Águas Profundas do Caio, previstas para 2025. O chefe do Executivo, enfatizou que a finalização desse projecto permitirá a atracagem de navios de grande porte, o que deverá aumentar significativamente a movimentação de cargas e promover tanto o comércio regional quanto internacional. Além disso, o Presidente da República, destacou que este projecto contribuirá para a geração de novos empregos, aumentará a eficiência operacional e vai reduzir os custos.
O chefe de Estado angolano também anunciou que o governo está a preparar as condições para lançar concursos de concessão dos terminais Marítimo e Fluvial de Passageiros e Carga em Cabinda e no Soyo. De acordo com o Presidente da República, essa acção visa melhorar a actividade de cabotagem e facilitar o escoamento de mercadorias, dinamizando assim o comércio regional.
Além das questões logísticas, João Lourenço abordou a diversificação da exploração mineral como uma prioridade. O Presidente da República informou que estão em funcionamento pleno dez projectos voltados para a exploração do ouro, com destaque para os projectos na província da Huíla, Buco Zau e Lufo na província de Cabinda. Esses projectos não apenas estão a dinamizar a economia local, mas também contribuir para a geração de empregos na região.
A mensagem do Presidente Lourenço reflete um compromisso contínuo com o desenvolvimento sustentável e a melhoria das condições de vida das populações em Cabinda, destacando as medidas que estão sendo implementadas para superar os desafios logísticos e promover o crescimento económico. A Governadora Provincial Suzana Abreu esteve presente na Assembleia Nacional e mostrou-se expectante com o discurso do Presidente da República.