• CABINDA | NO SEGUNDO DIA DAS JORNADAS “OS PÉS NA TERRA” NO INTERIOR DE CABINDA SUZANA ABREU CONSTATA POTENCIALIDADES AGROPECUÁRIAS DE MICONJE


    No segundo dia de trabalho no interior da Província, no âmbito das Jornadas “Os Pés na Terra”, a Governadora Provincial de Cabinda, Suzana Abreu, constatou neste Sábado, 20 de Setembro de 2025, as potencialidades agropecuárias do Município de Miconje.

    O Município conta com uma produção anual de 1.178 hectares, estimada em 17.838 toneladas, destacando-se mandioca, banana, batata, amendoim, feijão, feijão macundi, abacaxi, cacau, café, palmar e hortícolas. O sector pecuário regista 17 criadores de caprinos (76 animais), 17 de suínos (93 efectivos), 1.543 de aves (33.567 animais) e 10 de ovinos (83 efectivos).

    Suzana Abreu percorreu o perímetro do Alto-Sundi, visitando a Escola de Campo no Maloango-Zau, dedicada ao cultivo em grande escala de cebola, cenoura, repolho, pimento e tomate.

    A Cooperativa Mbondica, existente desde 2017, com 15 trabalhadores e 16 hectares, são produzidos anualmente meia tonelada de cacau, além de café e palmar. Já a Cooperativa Zamex, criada em 2018, com 30 trabalhadores e 400 hectares, produziu em 2025 cerca de 17 toneladas de cacau, cultivando igualmente café e palmar.

    Em declarações à imprensa, Suzana Abreu sublinhou que o corredor do Miconje poderá impulsionar o desenvolvimento da zona norte da Província de Cabinda.

    Durante a visita de trabalho da Suzana Abreu, a Governadora Provincial reforçou o stock de medicamentos dos postos e centros de saúde do Município de Miconje.

    GABINETE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO GOVERNO PROVINCIAL DE CABINDA