Cabinda, 1 de Julho de 2025 - O Conselho do Governo da Província de Cabinda realizou, esta Terça-feira, no Salão Nobre do Palácio do Governo, a sua VI Sessão Ordinária, sob orientação da Governadora Provincial, Suzana Abreu. A reunião apreciou propostas estratégicas com impacto directo na vida económica e social da Província, destacando a harmonização dos preços dos inertes e o reordenamento do comércio local.
A proposta da Secretaria Provincial da Indústria, Recursos Minerais, Petróleo e Gás visa harmonizar os preços dos inertes, reduzindo a especulação, garantindo preços justos e incentivando a produção local, com benefícios para projectos públicos e privados.
O programa de reordenamento do comércio, apresentado pela Secretaria Provincial do Comércio, será implementado nos principais centros urbanos, com o objectivo de reorganizar os espaços de venda informal, conferir dignidade aos operadores, melhorar a mobilidade urbana e facilitar o trânsito, além de estimular a formalização comercial e o ordenamento do território.
As duas propostas continuarão a ser analisadas para garantir reflexos positivos e directos na vida da comunidade.
A Delegação Provincial das Finanças apresentou o relatório de execução do Orçamento Geral do Estado referente ao primeiro trimestre de 2025, avaliando os níveis de execução física e financeira no âmbito da nova divisão administrativa.
As administrações municipais de Massabi e Ngoio apresentaram os resultados dos primeiros 100 dias de governação, destacando projectos sociais e iniciativas comunitárias, demonstrando uma gestão local empenhada em resolver os problemas das comunidades.
A sessão contou ainda com a apresentação da “Bandeira Município Amigo da Criança” pelo Administrador Municipal de Buco-Zau, distinção atribuída ao município durante o IX Fórum Nacional da Criança, em reconhecimento pelas boas práticas na protecção dos direitos da criança.
GABINETE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO GOVERNO PROVINCIAL DE CABINDA