A Governadora Provincial de Cabinda, Suzana Abreu, orientou nesta Quinta-feira, 12 de Junho de 2025, no Salão Nobre do Palácio do Governo, a Reunião de Balanço das Actividades Desenvolvidas pela Comissão Provincial de Protecção Civil durante a época chuvosa 2024/2025.
Durante o encontro, os participantes foram informados sobre os danos registados no período de 15 de Agosto de 2024 a 15 de Maio de 2025, resultado de nove meses de chuvas. Nesta época, contabilizaram-se prejuízos em 857 residências, o que representa uma redução de 1.470 casas afectadas, em comparação ao período anterior, que havia registado 2.033 habitações danificadas.
No âmbito das acções de mitigação, a Comissão Provincial de Protecção Civil reforçou as medidas de desassoreamento das valas de drenagem e das linhas de água, promoveu intensas campanhas de sensibilização da população nos dez Municípios e procedeu ao reassentamento de cidadãos que residiam em zonas de risco para áreas consideradas seguras.
Na sua intervenção, a Governadora Provincial, Suzana Abreu, lamentou os danos causados pelas chuvas e garantiu que o Governo continuará a envidar todos os esforços necessários para proteger o bem-estar das famílias.
Por sua vez, o Secretário Provincial da Comissão de Protecção Civil, Henrique Brás Capita, assegurou que a Comissão continuará a trabalhar de forma activa para prevenir determinados incidentes, reconhecendo, no entanto, que muitos dos eventos registados são provocados por causas naturais.
A reunião contou com a participação dos membros da Comissão Provincial de Protecção Civil de Cabinda.
GABINETE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO GOVERNO PROVINCIAL DE CABINDA