• CABINDA | ÁGUA POTÁVEL HABITANTES DAS ALDEIAS DE CHIMUANDA E MACÔNGOLO TESTEMUNHAM AO LADO DA GOVERNADORA PROVINCIAL A ENTRADA EM FUNCIONAMENTO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA POTÁVEL


    Cabinda, 8 de Julho de 2025 - A Governadora Provincial de Cabinda, Suzana Abreu, testemunhou, nesta Terça-feira, a entrada em funcionamento do Sistema de Abastecimento de Água Potável para as localidades de Chimuanda e Macôngolo, que passa a beneficiar cerca de 500 habitantes, na Comuna de Malembo, Município de Tando-Zinze. A iniciativa insere-se no âmbito do programa Mazi i Monho (Água é Vida), desenvolvido em parceria entre a Refinaria de Cabinda e o Governo Provincial.

    O programa contempla, no total, nove aldeias. Nesta fase, passam a beneficiar as comunidades de Chimuanda e Macôngolo. O sistema de abastecimento é composto por furo artesiano, um reservatório com capacidade para 28 metros cúbicos, seis painéis solares. Intervenções similares serão implementadas, brevemente, nas localidades de Tando-Cungo, Lelo, Tchele, Santa Teresa, Ncana, Banda-Sala, Banda-Tchifuli e Fútila.

    Na ocasião, a Governadora Provincial, Suzana Abreu, sublinhou que o Executivo continuará a trabalhar com firmeza para garantir a melhoria contínua das condições das populações.

    Suzana Abreu destacou, igualmente, outros projectos de impacto social desenvolvidos pela Refinaria de Cabinda, no âmbito da sua responsabilidade social, com realce para a formação de mais de 130 parteiras tradicionais e a alfabetização de mais de 100 mulheres.

    Por sua vez, o Director das Operações da Refinaria de Cabinda, Alexandre Brito, referiu que a empresa tem como missão prestar atenção contínua às necessidades da população, com enfoque em acções de responsabilidade social, pelo que continuará a trabalhar com o Governo de Cabinda na implementação de novos projectos sociais.

    Suzana Abreu reforçou ainda o stock de medicamentos do Centro de Saúde de Caliado, com a entrega de medicamentos diversos e mosquiteiros.

    GABINETE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO GOVERNO PROVINCIAL DE CABINDA