À chegada, Francisco Furtado foi recebido pela Governadora Provincial, Suzana Abreu, a quem apresentou cumprimentos de cortesia.
No encontro com os membros do Governo Provincial, os órgãos de Defesa, Segurança e Ordem Interna, o Ministro de Estado e Chefe da Casa Militar do Presidente da República afirmou que sua visita a Cabinda visa analisar com as autoridades locais aspectos ligados ao contrabando de combustíveis, ao garimpo de ouro, à imigração ilegal e à segurança da costa marítima.
Relativamente ao fenômeno do contrabando de combustíveis, Francisco Furtado referiu que é um factor de instabilidade e preocupação para a segurança nacional, que pode colocar em risco as futuras gerações no país caso não seja combatido agora. Por este motivo, apelou a todos os organismos do Estado para que conjuguem esforços no combate a esse fenômeno.
O Ministro de Estado e Chefe da Casa Militar do Presidente da República acrescentou que, aliado a esse fenómeno, estão também os problemas relacionados à imigração ilegal, tráfico de seres humanos, tráfico e contrabando de armas, pesca ilegal e insegurança em torno das plataformas petrolíferas.
Para a Governadora Provincial Suzana Abreu, a visita de trabalho do Ministro de Estado e Chefe da Casa Militar do Presidente da República servirá como meio para continuar o combate aos fenômenos que colocam em risco a segurança e o bem-estar dos cidadãos nessa parcela do território nacional.