Na ocasião, a Ministra Paula de Oliveira anunciou a retoma do envio de licenciados e mestres de alto desempenho e mérito académico para as melhores universidades do mundo, após ter sido suspenso por um ano.
Paula de Oliveira referiu ainda que o Executivo vai continuar a concretizar o plano de formação de docente com a atribuição de 200 bolsas de estudo externas de pós-graduação, visando assegurar a elevação da qualificação académica a nível de mestrado e doutoramento.
A Ministra salientou, por outro lado, que Cabinda é uma das províncias, depois de Luanda, que mais técnicos superiores lança para o mercado de trabalho desde 2009.
A governadora provincial de Cabinda, Suzana Abreu, manifestou o desejo da implementação de mais cursos técnicos nas instituições para mitigar a fuga de jovens talentosos para outras partes do país e além-fronteiras. Suzana Abreu, expressou também o desejo de ver concluídas as obras de construção do Campus Universitário do Caio-Litoral, adstrito à Universidade Onze de Novembro, que irá proporcionar um melhor ambiente para o ensino na região.
Estiveram presentes na cerimónia de abertura do ano académico Secretários de Estado de distintos ministérios do país, vice-governadores de Cabinda, membros do governo provincial, administradores municipais, magníficos reitores das universidades públicas, directores dos institutos superiores públicos e privados, decanos, académicos e estudantes.