• Cabinda: Luís Gomes Sambo Homenageado


    A unidade hospitalar de referência da província de Cabinda, tem agora a denominação de "Hospital Geral de Cabinda - Ervanário Luís Gomes Sambo”, em homenagem a tão ilustre figura local, com créditos reconhecidos internacionalmente, na área da medicina natural.

    Luís Gomes Sambo, que nasceu em 1874, no município de Cacongo, província de Cabinda, muito cedo rumou para o Sul do País e distinguiu-se ao longo da sua vida, como ervanário, músico, professor e militar. No domínio da saúde, integrou em 1919, a missão de combate à tripanossomíase (doença de sono), com a utilização de cerca de 450 plantas medicinais para tratamento de várias doenças. Faleceu no dia 23 de Outubro de 1946, aos 72 anos.

    Pela contribuição que deu à melhoria da saúde das populações, a cerimónia de atribuição do seu nome ao HGC, teve lugar quinta-feira, 15/02, orientada pelo secretário do Estado da Saúde para a Área Hospitalar, Leonardo Inocêncio, em representação da ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, na presença de familiares do homenageado e demais convidados.

    Na sua intervenção, o responsável confirmou que "… até 2027, mais de mil profissionais especializados, das distintas áreas da Medicina, serão formados neste hospital”.

    A governadora provincial de Cabinda, Mara Quiosa, considerou "… muito especial este momento, pela homenagem merecida a quem contribuiu, de forma muito relevante, para o bem estar das comunidades”.

    O Hospital Geral de Cabinda - Luís Gomes Sambo (Unidade sanitária do terceiro nível, de referência nacional), foi inaugurado no dia 21 de Abril de 2022, pelo Presidente da República, João Lourenço.