A preparação operativa, combativa e educativo-patriótica é organizada e planificada à luz das indicações metodológicas das Forças Armadas Angolanas (FAA), decorrendo de 01 de Setembro de 2023 a 31 de Janeiro de 2024.
O 2° Comandante da Região Militar Cabinda, Brigadeiro António Neto, presidiu o acto de abertura, em representação do Comandante da Região Militar Cabinda, Tenente-general Tukikebi Tussen dos Santos, conhecido nas lides castrenses com o pseudónimo de "Chinês”.
O chefe da Repartição de Preparação Combativa do Comando da Região Militar Cabinda, Coronel Miguel Lukembi, usou da palavra para transmitir que a formação vai permitir aos militares obter mais conhecimentos nas matérias sobre leis e regulamentos e técnicas das FAA.
O acto foi testemunhado pelo vice-governador para os Serviços Técnicos e Infra-estruturas, Agostinho da Silva, em representação da governadora provincial de Cabinda, Mara Quiosa, que enalteceu o papel das FAA na defesa do território nacional e na garantia da paz efectiva em Angola.
O acto decorreu no Comando da XII Brigada de Infantaria da Região Militar Cabinda, na comuna do Dinge, município de Cacongo.