• Cabinda- Instituto Lusíada Homenageia Rui Mingas


    O 12 de Maio passa a ser o "Dia do Patrono” do Instituto Superior Politécnico de Cabinda (ISPLC), em homenagem ao seu mentor e principal impulsionador da instituição, o músico, coautor do hino nacional de Angola e ex-ministro dos Desportos, Ruy Mingas.

    A iniciativa foi aplaudida pela governadora provincial de Cabinda, Mara Quiosa, pelo reconhecimento "… a uma figura notável, cujo legado continuará a inspirar gerações futuras e não só”.

    Ao intervir segunda-feira, 13/5/2024, na cerimónia de abertura de um ciclo de actividades alusivas ao 22º aniversário do ISPLC e ao 25 de Maio, Dia de África, a responsável considerou "… importante ressaltar o papel fundamental que o Instituto Lusíada desempenha no desenvolvimento educacional e cultural de Cabinda”.

    Joaquim Rodrigues, director geral do ISPLC fez uma retrospectiva do percurso da instituição, que ministra 6 cursos, nas áreas de Gestão de Empresas, Relações Internacionais, Recursos Humanos, Informática, Contabilidade e Gestão, Direito e Economia.

    O instituto fundado em 2022, tem 74 docentes, 1531 estudantes em 3 regimes, graduou 2089 licenciados, e colaborou na formação de 2 doutores e 5 mestres, em Portugal.

    O ciclo de actividades abrange desde desfiles de moda e danças tradicionais até torneios desportivos e mesas redondas científicas, no âmbito da "Semana África", sob o lema "Por uma Instituição mais actuante, olhemos os problemas sócio-ambientais, económicos, jurídico-políticos e tecnológicos".