• Cabinda: Fazenda Hal Em Crescimento


    A fazenda HAL, do Grupo Abílio de Amorim, com produção de banana, goiaba, abacate, pitaya, cajú, manga e dendém, está implantada num perímetro de mil hectares, na aldeia de Mandarim, município de Cacongo, empregando, numa 1ª fase, 50 trabalhadores.

    O projecto iniciado em 2016, contempla ainda, viveiros para plantas nativas e mudas diversas de frutos, destinadas aos municípios, numa parceria com o Projecto Cadeias de Valores Agrícolas de Cabinda (PCVAC).

    Em visita de trabalho à fazenda, sexta-feira, 20/10, a governadora provincial de Cabinda, Mara Quiosa, disse que " … o grande objectivo é aumentar a produção agrícola e melhorar a dieta alimentar, com base no apoio e acompanhamento às pequenos e grandes produtores na província”.

    A governante sublinhou ainda que "... a agricultura continua a ser uma ferramenta importante no combate à pobreza e, sobretudo, na diversificação da nossa economia".

    Por sua vez, o administrador da HAL, Herculano de Amorim, disse "... haver necessidade de expandir a plantação e trabalhar com instituições financeiras e não só, com vista a implementação até 2025, de uma fábrica de produção de óleo de palma de mil toneladas/ano, bem como distribuir mais animais recebidos do PCVAC aos produtores dos 4 municípios.

    Já o coordenador nacional do PCVA, José Fernandes, afirmou que "... os resultados são positivos, e Cabinda está a ser um modelo na implementação deste programa integrado, para alcançar o principal objectivo da diversificação da economia e aumento da produção e produtividade".

    Durante a visita, Mara Quiosa inteirou-se também dos resultados do Centro Satélite de Produção de Caprinos, apoiado igualmente pelo PCVAC.