• Cabinda: Delegação Britânica Efectua Visita À Província


    Uma delegação de altos funcionários da Agência de Crédito à Exportação do Governo do Reino Unido (UK Export Finance-UKEF), efectuou segunda-feira, 19/02, uma visita à Cabinda, aonde teve a oportunidade de aferir a evolução dos trabalhos do futuro Aeroporto Internacional de Cabinda e do Terminal de Águas Profundas no Caio, do Porto de Cabinda.

    A delegação da UKEF, que foi recebida em audiência pela governadora provincial de Cabinda, Mara Quiosa, integra Simon Bunckenburg, gerente de negócios da UKEF, Taiyan Lee, consultora económica e chefe do Departamento de Risco para Ásia, África Austral e Oriental, Andrew Keep, avaliador para projectos de Construção Civil, Infra-estrutura e Energia, Michael Brown, economista de Risco de País e Dirk van den Berg, chefe de Financiamento à Exportação paraÁfrica Austral.

    Falando aos jornalistas, Simon Bunckenburg, confirmou que, depois do Hospital Geral de Cabinda-Ervanário José Luís Sambo, o futuro Aeroporto Internacional de Cabinda é o segundo projecto na Província,  financiado pela UKEF, tendo avaliado como positiva a visita efectuada.

    A governadora Mara Quiosa, considerou que a presença da delegação britânica em Cabinda, contribui para reforçar a credibilidadedo trabalho já feito, no futuro Aeroporto Internacional de Cabinda.

    De referir, que estão concluídos os trabalhos de desminagem e estudos ambientais no local do futuro Aeroporto Internacional, na localidade de Sassa-Zau,comuna de Malembo, município de Cabinda.

    A obra com a duração de 48 meses, avaliada em 245 milhões de Euros, deve gerar 1.500 postos de trabalho, está a cargo da empresa OEC, Odebrecht Engenharia & Construção e contempla: torre de controlo, quartel de bombeiros, edifício da polícia, "GSE-Ground Suport Equipment”, terminal de carga (numa área de 870 hectares), terminal de passageiros (com uma área de 12 mil metros quadrados), uma pista com 3.500 metros de comprimento e uma largura de 45 m, entre outros serviços.

    Recorde-se que, a 1ªpedra da empreitada foi lançada a 19 de Maio de 2023.