O vice-governador para o Sector Político e Social, Miguel Oliveira, que representou a governadora provincial de Cabinda, Mara Quiosa, disse que "… a luta contra a corrupção é uma batalha que deve ser ganha, para garantir que os recursos preciosos sirvam as populações”.
Na sua dissertação sobre "A ética e a corrupção", o prelado e palestrante Celestino Roque Vemba, referiu que "... a corrupção deve ser combatida seriamente, sem olhar o rosto de quem a pratica. É preciso formação constante de ética aos servidores públicos, evitando atitudes que invadam a Administração Pública".
Por outro lado, com a temática "A corrupção e as suas Implicações no Desenvolvimento Sócio-Económico, o palestrante Flaviano Luemba Capita, sublinhou que "... a corrupção existe e as consequências são visíveis, por isso, devemos todos continuar a lutar e encontrar mecanismos para mudar os comportamentos desviantes".
Fizeram parte do evento, membros de Governo, magistrados do Ministério Público e judiciais, gestores públicos, agentes da justiça, advogados, entre outros.