A formação é uma iniciativa da Presidência da República de Angola, instituída pelo Decreto Executivo n°55/22, de 23 de Novembro, no âmbito do Programa Nacional de Formação e Gestão do Pessoal Docente, aprovado pelo Decreto Presidencial n° 205/18, de 3 de Dezembro, numa parceria entre o Executivo angolano, através do ISCED-Cabinda e o Governo português, por meio da Universidade de Aveiro.
O encontro contou com a participação da governadora provincial de Cabinda, Mara Quiosa, que mostrou-se satisfeita com os resultados apresentados, desejando que "… os formados possam aplicar os conhecimentos adquiridos, de forma a enriquecer o ensino da Língua Portuguesa no País, contribuindo cada vez mais, na formação de cidadãos mais preparados e conscientes do seu papel na sociedade".
A responsável exprimiu o seu "… reconhecimento à Casa Civil do Presidente da República, que com a gestão do Gabinete de Quadros do PR, patrocinou este programa, tornando possível a concretização deste projecto ambicioso e vital para o futuro da nossa educação”.
O presidente do ISCED- Cabinda, Domingos Ndele Nzau, reconheceu que este mestrado é uma mais valia para a instituição superior que dirige, vocacionada na formação de professores do ensino geral e sublinhou que os objectivos preconizados foram alcançados.
Estiveram presentes, membros do Governo Provincial de Cabinda, académicos e os novos mestres em Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa, que têm a sua cerimónia de outorga agendada para o dia 12 de Julho próximo.