• Cabinda: Comissão Provincial Da Protecção Civil Avalia Situação Das Últimas Chuvas Na Provincia


    A Comissão Provincial da Protecção Civil reuniu-se neste Sábado, 23 de Novembro de 2024, no Governo Provincial de Cabinda, para avaliar os danos causados pelas chuvas que afectaram sobretudo a cidade de Cabinda e arredores, entre 18 e 22 de Novembro deste ano. As chuvas impactaram 105 residências nas áreas de Luvassa, Chiweca, Tchinjembo e Povo-Grande, além de danificarem a ponte sobre o rio Nhame, no Zôngolo, a estrada nas imediações da antiga loja Nosso Super, a tubulação de água antes da Urbanização 4 de Abril, o tapete asfáltico defronte ao SIAC e a zona conhecida como Cadula.

    A reunião foi presidida pelo Vice-Governador para o Sector Económico, Macário Romão Lembe, que representou a Governadora Provincial de Cabinda, Suzana Abreu.

    Os membros da comissão constataram os danos causados pelas chuvas e emitiram recomendações para que sejam catalogadas todas as ravinas, visando uma resposta eficaz. Além disso, foi proposto continuar o desassoreamento das valas de drenagem para evitar futuros problemas.

    O Inspector Bombeiro Chefe Comandante Provincial Adjunto para a Área de Protecção Civil do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, José Natal, destacou que as equipas estão a trabalhar intensamente em resposta às chuvas que atingem Cabinda. O Administrador Adjunto para a Área Técnica do Município de Cabinda, Tiago Tomé, sublinhou que intervenções estão a ser realizadas nos pontos onde as chuvas causaram danos. Participaram da reunião os membros da Comissão Provincial da Proteção Civil de Cabinda.