• Cabinda: Campanha De Combate A Violência Contra A Mulher


    A secretaria provincial da Acção Social, Família e Igualdade do Género, em parceria com a ONG World Vision, promove dede sexta-feira, 24/11, a "Campanha dos 16 dias de activismo pelo fim da violência contra a mulher e a menina”, aberta com a realização de um fórum.

    Sob o lema "Prevenir a Violência contra a Mulher e a Menina, para  fortalecer a Unidade das Famílias Angolanas", a campanha tem como  objectivo desenvolver acções de sensibilização, consciencialização e envolvimento das famílias na luta contra a violência baseada no género e incentivar a cultura da denúncia.

    A secretária provincial da Acção Social, Família e Igualdade do Género, Fatima Sambo, deu a conhecer que, de Janeiro a Outubro de 2023, foram 232 os casos de violência que chegaram ao conhecimento dos centros de Aconselhamento Familiar, controlados pela instituição.

    A governadora provincial de Cabinda, Mara Quiosa, considerou importante abordar de forma incessante este fenómeno negativo grave, que deve ser combatido, para fortificar mais as famílias.

    Mara Quiosa, disse ainda que "… uma mudança de comportamento deve começar com cada um de nós, para depois se tornar colectiva, pois somente envolvendo toda a sociedade, poderemos ajudar a transformar o mundo, num lugar melhor para todos".

    O Fórum contou com a participação de mulheres e meninas, assim como de representantes de instituições e especialistas, abordando temas relacionados com a violência baseada no género em Cabinda, fuga a paternidade, estigma, abuso e exploração sexual, entre outros.