O plano foi apresentado aos membros do Governo, autoridades tradicionais, entidades eclesiásticas, sociedade civil e aos habitantes, nesta quinta-feira, 26/09/2024. Avaliado em 704 milhões de dólares norte-americanos. O Plano Director de Água e Saneamento prevê abastecer água potável até 2040 para 1 milhão e 330 mil habitantes.
A cerimónia foi testemunhada pela governadora provincial de Cabinda, Suzana Abreu, que se mostrou satisfeita com a iniciativa da Direcção Nacional de Águas. Por outro lado, a Governadora afirmou que, com este plano director, o governo está a buscar mais soluções socialmente viáveis e sustentáveis para o abastecimento de água e saneamento em Cabinda.
A governadora destacou ainda a importância do saneamento básico como um pilar essencial para a saúde pública e o bem-estar da população.
Por sua vez, a Directora Nacional de Águas, Elsa Ramos, avançou que o referido plano inclui várias etapas, tais como avaliação da situação existente, avaliação das fontes de água e propostas de soluções. O projeto poderá apresentar soluções para os meios urbano, periurbano e rural.