O acto de entrega teve lugar no Anfiteatro do Instituto Superior Politécnico, durante as comemorações do Dia Nacional do Antigo Combatente e Veterano da Pátria, que se assinalou (15 de Janeiro), sob o lema "Unidos na Diversidade, Fortes e Firmes na Construção de uma Angola Melhor".
Na ocasião, o vice-governador para os Serviços Técnicos e Infra-estruturas, Agostinho da Silva, em representação da governadora provincial de Cabinda, Mara Quiosa, enfatizou que "... assinalar o 15 de Janeiro, representa honrar os nossos heróis, pela libertação do povo angolano do jugo português, por estes serem o ponto de partida de uma Angola livre que hoje desfrutamos. Por isso, merecem toda a nossa consideração", concluiu.
Por seu turno, a secretária provincial dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, Margarida Paulo, frisou que "... a data, visa dignificar os heróis da Luta de Libertação Nacional, que com sangue e suor, esmeram-se para que a liberdade e a salvaguarda do Estado Angolano fossem um facto".
Refira-se que, essa secretaria, controla 1.343 antigos combatentes, nas diversas categorias, isto é, antigos combatentes, deficientes de guerra, viúvas, órfãos e descendentes.