O acto de abertura contou com a presença de gestores, professores e alunos de escolas públicas, público-privadas e privadas, bem como parceiros do sector da Educação, tendo culminado com uma palestra sobre "O Assédio Sexual nas Escolas".
No discurso de abertura, o vice-governador para o Sector Político e Social, Miguel Oliveira, em representação da governadora provincial de Cabinda, Mara Quiosa, fez saber que o Dia do Educador serve para reflectir sobre o papel do professor na sociedade, bem como as suas implicâncias na construção do mundo.
Já a secretária provincial da Educação, Ciência e Tecnologia, Maria Morais, destacou o engajamento de todos os actores do sector, pois com a contribuição de todos, tem havido êxito no processo de ensino e aprendizagem.
De realçar que, para a referida jornada, o sector da Educação programou diversas actividades como, limpeza nas escolas, partidas de futebol 11 masculino, jogos de andebol feminino, concurso de gastronomia, feira do educador, mesa redonda e debate radiofónico.