O Governo Provincial de Cabinda promoveu, esta Quinta-feira, 4, um workshop com vista à revitalização do papel dos Agentes de Desenvolvimento Comunitário e Sanitário (ADECOS).
Na ocasião, a Governadora Provincial de Cabinda, Suzana Abreu, destacou a necessidade de reforçar a actuação dos ADECOS, sobretudo nas acções de mobilização social, visitas domiciliárias para a captação e o referenciamento de casos de saúde materno-infantil.
Suzana Abreu defendeu, igualmente, uma maior intervenção dos ADECOS na identificação e no cadastramento de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social, de modo a assegurar que ninguém fique excluído dos programas e políticas de protecção social em implementação pelo Executivo angolano.
Durante o encontro, Suzana Abreu orientou os Administradores Municipais a implementarem políticas compensatórias e mecanismos contínuos de incentivo aos ADECOS. Recomendou, ainda, a elaboração de planos de trabalho estruturados, coerentes e exequíveis, que garantam a utilização efectiva dos ADECOS nas comunidades.
Actualmente, a Província de Cabinda assegura uma cobertura de 100% em ADECOS, traduzida em 291 agentes distribuídos por toda a Província.
GABINETE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO GOVERNO PROVINCIAL DE CABINDA