• 44° Aniversário Do Ministério Do Interior Comemorado Em Cabinda


    O Ministério do Interior (MININT) assinala hoje, Quinta-feira, 22/06, o seu 44° aniversário, sob o lema: "Firme na edificação da ordem e segurança pública, apostando na humanização e modernização dos serviços”.

    No acto provincial que teve lugar no Liceu de Cabinda, foram  divulgadas as actividades desenvolvidas durante 12 meses (Junho de 2022/Junho de 2023), período em que a Polícia Nacional e o SIC em Cabinda registaram 3.386 crimes diversos, com a detenção de 2.172 cidadãos, desmantelamento de 43 grupos de supostos marginais e apreensão de 55 armas de fogo de diversas calibre, utilizadas no cometimento de crimes.

    No tocante ao contrabando do combustível, foram desmantelados 18 focos de armazenamento,

    resultando na apreensão de 271.729 litros de gasóleo, 339.969 litros de gasolina e 73.835 litros de petróleo iluminante, que se destinavam ao comércio ilegal.

    Quanto a sinistralidade rodoviária, 68 cidadãos perderam a vida e 643 ficaram feridos, em consequência de 569 acidentes, ocorridos, maioritariamente, no município de Cabinda.

    Presente no acto, o vice - Governador para o Sector Económico, Macário Lembe, que enalteceu o trabalho do  Ministério de Interior em Cabinda, desenvolvendo um trabalho intenso, em prol da população.

    O governante mostrou-se, igualmente,  satisfeito pela forma como os efectivos do MININT acompanham  o desenvolvimento científico e tecnológico, para  dar resposta às exigências dos cidadãos.

    O comandante do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, Comissário Henrique Capita, em representação do delegado provincial do MININT, Comissário Francisco Notícia, apelou à população para que  denuncie os crimes, práticas e acções contra a segurança e tranquilidade das populações.

    Durante o acto foram entregues certificados aos efectivos mais destacados.