A informação foi avançada pela ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, quando falava à imprensa no final da sua vista a Cabinda, nesta quarta-feira, 7/8/2024, que visou constatar as condições do hospital geral de Cabinda, Luís Gomes Sambo.
Sílvia Lutucuta, frisou ainda que, a unidade sanitária de 3° grau e de referência nacional, representa grande ganho em ortopedia de alta complexidade, cirurgia da anca, prótese da anca, do joelho, cirurgia minimamente invasiva, pediatria, bem como treinamentos.
Já o cirurgião Vipul Patel, disse que, ficou impressionado com o que viu, sendo que o grande objectivo é trazer esta tecnologia em Cabinda, para motivar as populações a terem cuidado com a saúde, com aposta no treinamento dos profissionais, particularmente desta província."
Por seu turno, a governadora Provincial de Cabinda, Suzana Abreu, sublinhou que a província espera receber em breve esta tecnologia de ponta, após a avaliação das condições dos equipamentos para que as pessoas continuem a merecer tratamento condigno.
A ministra fez-se acompanhar do cirurgião ontológico, Vipul Patel, médico com mais de 18 mil cirurgias realizadas.
Refira-se que, o hospital geral, Luís Gomes Sambo, já realizou mais de 4 mil cirurgias( de mínimo acesso e geral, oncologia,genealogia e neurologia).