• Cabinda Com Mais De Duzentas Acções Do Pidlcp *


    Duzentas e 23 acções estão inscritas do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza (PIDLCP) a nível da província de Cabinda, visando a melhoria das condições sociais da população.

    Destas acções, 123 foram já concluídas, 99 em execução e seis por iniciarem.

    A informação foi prestada, Terça-feira, (4/07), em Cabinda, pela ministra da Acção Social Família e Promoção da Mulher, Ana Paula Silva do Sacramento Neto, durante uma reunião com os directores dos gabinetes de Estudo, Planeamento e Estatística, do governo provincial e administrações municipais.

    O encontro serviu para avaliar o grau de cumprimento destas acções ao nível da província, referentes ao ano de 2022.

    Na ocasião, a governante referiu que, nesta altura, estão ajustar o sistema para a obtenção de todos os dados que as administrações municipais possuem em torno do PIDLCP, tendo em conta o novo sistema introduzido que obriga uma formação aos principais gestores do programa.

    Ana Paula Neto disse estar confiante que muito breve sairá um relatório extraído do sistema, com base naquilo que as administrações municipais têm estado a fazer e também reportado pelos Gabinetes de Estudo e Planeamento.

    Lembrou que o trabalho dos administradores é coordenar o programa, com objectivo de entrosar relatórios, sobretudo, aquilo que tem vindo a ser feito na implementação do PIDLCP.

    Sublinhou que, este ano, o Executivo angolano disponibilizou para o programa de combate à pobreza, até Maio, uma verba mensal de 28 milhões de kwanzas, dos quais três milhões para a merenda escolar e 25 milhões para outras acções sociais.

    Apontou ainda que, uma avaliação junto das administrações municipais está a ser feita para melhor se perceber como estão a ser usados os meios financeiros, para se determinar que rubricas devem merecer um incremento, principalmente no que toca a merenda escolar, tendo em conta o aumento do número de escolas.

    Considerou de positivo o impacto do programa junto das populações, com sinais de que está a mudar a vida no seio das famílias.

    *Com ANGOP