cabinda.gov.ao
PROVÍNCIA
03 Maio de 2023

ICENTIVADA A PRODUÇÃO DE OURO COM A CRIAÇÃO DE UMA REFINARIA

O ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás disse ontem (03/05/2023), em Cabinda, que conta também com o projecto aurífero Buco Zau para alimentar a futura refinaria de ouro que Angola pretende construir para refinar esse mineral no país.

Diamantino Azevedo falava na cerimónia de inauguração do projeto aurífero Buco Zau, um projeto de ouro, promovido pela empresa angolana Mineração Buco Zau, localizado na província de Cabinda, com capacidade instalada de lavaria de 150 toneladas/hora.

"O ministério está também empenhado, para além da promoção de mais projectos de ouro, em criar uma refinaria de ouro, para que possamos começar a refinar o ouro aqui no nosso país e contamos com a produção deste empreendimento, que pensamos daqui a um tempo será maior do que foi apresentado aqui hoje", disse o ministro.

Segundo Diamantino Azevedo, o ouro é um mineral extremamente importante, manifestando convicção de que os promotores deste projecto irão evoluir para outros, transmitindo as experiências já adquiridas.

"O Ministério e a Agência Nacional de Recursos Minerais estão abertos para que vocês peçam mais áreas nesta ou noutras províncias do país, que desenvolvam mais projectos mineiros, porque para nós é um orgulho ver mais projectos a surgir, projectos que cuidem do ambiente, dos aspectos sociais e, acima de tudo, projectos feitos por angolanos, por empresas de angolanos", frisou.

No âmbito da área social, a empresa tem realizado projetos sociais, com o envolvimento da comunidade, tendo recolhido 6.000 plantas nativas que estão a ser reproduzidas em viveiros e replantadas cerca de mil espécies nos locais onde a lavra já foi encerrada.

O ministro parabenizou o promotor pela coragem e empenho de fazer surgir um projecto, que teve em conta não só os aspectos geológicos sistémicos, mas também os aspectos ambientais, a preservação das espécies nativas, "fundamental para que no fim da vida útil do projecto se possa recuperar e reabilitar a área o máximo possível de acordo com o que era antes".

A governadora provincial de Cabinda, Mara Quiosa, lembrou aos responsáveis "a importância das acções de responsabilidade social, que devem trazer benefícios às comunidades locais, para além da criação de postos de trabalho”.

*Com Agência LUSA



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais