cabinda.gov.ao
PROVÍNCIA
23 Fevereiro de 2024

CABO-VERDE QUER TRANSMITIR EXPERIÊNCIA NO SECTOR DA SAÚDE E ECONOMIA AZUL EM CABINDA *

O embaixador da República de Cabo Verde em Angola, Júlio César Freire de Morais, manifestou sexta-feira, 23/02, em Cabinda, o interesse do seu país cooperar com as autoridades e o sector privado, nos sectores da pesca, agricultura, energias renováveis e saúde.

A intenção foi manifestada pelo diplomata, durante o encontro de cortesia, com o vice-governador de Cabinda para o Sector Político e Social, Miguel de Oliveira, no âmbito da sua visita de trabalho de três dias.

Segundo Júlio de Morais, por via de investimentos e intercâmbios entre governos, municípios e os agentes do sector privado, o seu país pode transmitir a sua vasta experiência na produção e bem como na formação e capacitação de quadros superiores e técnico-profissionais.

A título de exemplo, disse que Cabo Verde produz e exporta medicamentos, inclusive para os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e Oeste Africanos, onde estão inseridos na Comunidade Económica de Estados da África Ocidental (CEDEAO).

Referiu que, actualmente, produzem grandes quantidades de atum enlatado e congelado, que é exportado na sua maioria para o Japão.

"O turismo constitui um 4º do produto interno produto daquela país, na geração de emprego, riqueza e sobretudo de divisas que entram no país”, acrescentou.

O embaixador disse que o seu país dispõe também de grande experiência no domínio das energias renováveis, sobretudo, a solar e fotovoltaica,

No seu primeiro dia de trabalho de três em Cabinda, o embaixador da República de Cabo Verde em Angola, Júlio César Freire de Morais, visitou o Terminal Marítimo de Passageiros Miguel Maria Nzau Puna, o Museu Regional de Cabinda e deslocou-se ao município de Cacongo, onde visitou a localidade de Chinfuca e a foz do rio Chiloango, local onde embarcavam escravos para os continentes Europeu e Americano.

*Com ANGOP



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais