O acto provincial de comemoração do 49º aniversário da Proclamação da Independência Nacional ocorreu nesta segunda-feira, 11 de novembro de 2024, no Pavilhão Gimno Desportivo da escola Barão Puna, sob o lema "11 de Novembro: Unidade Nacional, Produção e Desenvolvimento Sustentável”.
Ao presidir o acto, a Governadora Provincial de Cabinda, Suzana Abreu, afirmou que a Independência Nacional representa a concretização de um sonho de liberdade, esperança, unidade nacional, progresso e justiça social para todos os angolanos. A Governadora também destacou que ainda existem muitos desafios a serem enfrentados, como a resolução dos principais problemas sociais das populações. Suzana Abreu ressaltou que, ao longo desses 49 anos de independência nacional, o país alcançou ganhos significativos que solidificam a soberania e a integridade territorial. Além disso, exortou a população a preservar os bens públicos e a estar atenta à informação manipulada que visa descredibilizar somente as acções do Executivo angolano.
Os jovens, antigos combatentes e veteranos da pátria destacaram em suas respectivas mensagens os avanços alcançados durante os 49 anos de independência nacional e reafirmaram o compromisso de continuar a preservar a paz e a soberania do país.
O acto central provincial foi precedido pelo hastear da bandeira nacional na sede do Governo Provincial e pela deposição de uma coroa de flores no busto do antigo Presidente da República, Dr. António Agostinho Neto.
O evento, que celebra a conquista alcançada em 11 de novembro de 1975, contou com a presença de oficiais superiores das Forças Armadas Angolanas e da Polícia Nacional, vice-governadores, administradores municipais e da população de Cabinda. O acto também recebeu uma delegação proveniente da República do Congo-Brazzaville, incluindo representantes das cidades de Pointe-Noire, Kiulou e Nhari.